suporte técnico
Segurança, Tecnologia

Firewall e antivírus: quais as principais diferenças?

Muitas pessoas têm dificuldade em diferenciar softwares de Firewall e Antivírus. Essas duas funcionalidades são confundidas como sendo sinônimas, na maioria dos casos – o que não é verdade.

Para ajudar você a diferenciar cada software, a equipe de TI da CN Support preparou esse conteúdo rápido, simples e muito eficiente. Sendo assim, confira as principais informações a seguir!

O que é Firewall?

O Firewall é um software (programa ou ferramenta) que tem como principal função atuar como um “muro” de proteção para filtrar o acesso de outras conexões ao sistema.

Para entender esse processo de uma forma bem simples, imagine a seguinte situação: o Firewall atua como um tipo de “porteiro”, que precisa identificar todas as pessoas que entram e saem do prédio.

Dessa maneira, ele consegue identificar quem são os residentes, quem são visitantes e quem são os intrusos.

O acesso é automaticamente barrado quando o Firewall entende que algum elemento externo pode causar qualquer tipo de dano. Isso inclui diversos tipos de vírus que podem destruir completamente dados do seu sistema de redes.

Sendo assim, a triagem estabelecida pelo Firewall evita diversos inconvenientes e auxilia para o bom funcionamento da rede e, consequentemente, na segurança de dados.

Como funciona o Antivírus?

Ao contrário do Firewall, que realiza uma filtragem nas conexões que tentam adentrar ao sistema de redes, o antivírus é o software que realiza a varredura de arquivos já existentes no computador.

Sendo assim, ao encontrar qualquer elemento que possa ameaçar o sistema, o antivírus excluiu o elemento antes de causar qualquer tipo de problema – que pode ser fatal.

Partindo da mesma analogia anterior, imagine que o Antivírus é o zelador do prédio, que realiza a limpeza e elimina qualquer tipo de ameaça a segurança dos moradores.

Então, qual a relação entre o Firewall e o Antivírus?

Ambas as ferramentas são responsáveis pelo bom funcionamento e limpeza de ameaças, tanto de forma interna quanto externa. Sendo assim, atuam de maneira complementar: O Firewall impede que ameaças adentrem ao sistema, enquanto o Antivírus é o responsável por acabar com ameaças que podem furar o bloqueio do Firewall.

Por isso é importante ressaltar a importância em utilizar softwares licenciados e de procedência original para oferecer segurança e proteção efetiva.

Afinal, no mercado há muitas opções de baixo custo, que são versões “pirateadas” e não atuam de maneira eficiente.

Quer segurança garantida na proteção de redes da sua empresa? Fale com a CN Support!

Atualmente, a CN Support atua com mais de 22 sistemas de segurança para monitoramento de Firewalls. Além disso, também buscamos oferecer soluções em Antivírus e controle de acessos, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Além disso, a CN Support trabalha com os melhores profissionais de TI do mercado. Sendo assim, utilizamos os mais completos softwares de segurança de dados: o Safetica.

Essa ferramenta é utilizada na prevenção de perda de informações, para detectar possíveis violações, transmissões de extração e monitoramento de dados.

Por isso, entre em contato hoje mesmo com nosso Analista em Segurança e DPO, Marcio Lima, através do e-mail marcio.lima@cnsupport.com.br ou pelo telefone (+55) 51-99389-9730.

Sendo assim, para maiores informações sobre os nossos serviços e para conversar com os demais membros da nossa equipe de TI, visite o site da CN Support. Aqui a segurança e a tecnologia andam sempre de mãos dadas!

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] Indicar a necessidade de novos investimentos para aprimorar a rede de segurança; […]

1
0
Deixe seu comentário sobre nossa matéria!x
()
x